Tratamentos
CIRURGIA DE CATARATA

A cirurgia de catarata consiste na quebra e aspiração do cristalino opaco utilizando um aparelho com ultrassom (facoemulsificação). É realizada uma pequena incisão na córnea de cerca de 2.7 mm (ou menor) para fragmentar e aspirar o cristalino opaco que ocasiona as dificuldades em enxergar no paciente. Depois de retirado o cristalino é implantado uma lente intraocular dobrável através de uma microincisão realizada na córnea.
O instrumento utilizado para emulsificar o cristalino pode ser comparado a uma caneta por causa de sua espessura e com a ponta emite ondas de ultrassom fazendo a emulsificação e retirada por meio de sucção dos fragmentos.
A escolha adequada da lente intraocular (LIO) é fundamental para satisfação pós cirúrgica do paciente. O implante de uma LIO possibilita além da restauração da visão uma correção refrativa também. Para isso existem as LIOs monofocais (esféricas e asféricas) e as chamadas de LIOs “Premium” (tórica, multifocal, multi-tórica) com alta tecnologia que corrigem astigmatismo e possibilitam a multifocalidade (visão de perto e longe).
O oftalmologista através do estudo adequado do olho do paciente poderá julgar qual a melhor opção de LIO levando em consideração a expectativa visual do paciente.