Exames
ECOGRAFIA OCULAR (ULTRA-SOM)

É indicado nos casos de pré ou pós-operatório de cirurgias de transplante de córnea, retina, glaucoma e catarata. A ecografia ocular é recomendada principalmente quando o exame de fundo de olho não consegue ser efetivo pela ocorrência de opacidade no globo ocular, como acontece em infecções oculares como a toxoplasmose e na catarata.
Este exame permite também a avaliação das moscas volantes que se localizam no fundo do olho, no vítreo, gelatina transparente que fica na frente da retina. Em casos de traumas, a ecografia ocular permite verificar os danos e localizar corpos estranhos que tenham atingido a cavidade ocular ou orbital.
O método também pode ser usado em recém-nascidos para analisar o tamanho dos olhos e, em crianças, no caso de problemas na córnea e opacidades como catarata congênita e tumores oculares congênitos como o retinoblastoma, que é o tipo de tumor maligno nos olhos mais comum nessa faixa etária.
Para realização da Ecografia Ocular, é usado um equipamento semelhante a uma caneta, formado por dois transdutores: um que avalia a parte anterior do olho e o outro que avalia a parte posterior.