Doenças
MOSCAS VOLANTES E FLASHES

Elas costumam surgir com o envelhecimento devido a opacidades no vítreo (parte gelatinosa do olho). No entanto, elas também podem acontecer em pacientes jovens devido a pequenos pontos de descolamento da retina.
Os "flashes" de luz costumam aparecer quando o humor vítreo traciona a retina, causando a sensação de luzes piscando ou relâmpago. É um estímulo mecânico direto sobre a retina e se assemelha com quando fechamos e comprimimos o globo ocular.
Os flashes costumam ser transitórios. No entanto, se eles persistirem ou estiverem associados ao aparecimento súbito das moscas volantes, deve-se procurar o mais rápido possível o oftalmologista para determinar a presença ou não de rotura ou descolamento de retina.
As moscas volantes não costumam desaparecer com o tempo. Em casos mais leves o paciente precisa se acostumar a enxergar desse jeito. Caso o paciente apresente muitas manchas, que impeça a realização das tarefas diárias, o oftalmo pode recomendar laser para dissolver as manchas ou cirurgia para substituir o vítreo por outra substância. No entanto, a cirurgia para moscas volantes pode ter alguns riscos e por isso só é utilizada como último recurso.